Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Federica Montseny, a Indomável.

08.03.18, uon

https://www.rtp.pt/play/p4467/federica-montseny-a-indomavel

Para quem não viu ontem à noite na RTP2 : Federica Montseny, a Indomável.

‘Federica Montseny, The Indomitable’ é um documentário de Jean-Michel Rodrigo que conta a história de uma mulher notável através do testemunho de familiares que recordam a sua subida ao poder, o mandato político, os seus sucessos e a forma como toda a vida lutou contra o conservadorismo e a opressão, mesmo durante o exílio.
Há pessoas que se distinguem pela sua generosidade, pelo espírito de sacrifício, pelo seu idealismo. São estes seres humanos extraordinários que moldam o futuro e transformam a humanidade. Federica Montseny, escritora espanhola, pedagoga inovadora, dirigente anarquista e ministra da República em 1936, foi uma figura política carismática que abalou as tradições mais arreigadas. Talvez por isso, e também pelo facto de ser mulher, a História oficial a deixou no esquecimento.
Federica Montseny quando jovem começou a escrever sobre temas literários, filosóficos e feministas. Ingressou no Sindicato de Profissões Liberais da Confederação Nacional do Trabalho (CNT) e na Federação Anarquista Ibérica (FAI) em 1936.
Foi membro do comité regional da CNT de Catalunha em 1936 e ministra da Saúde entre 1936 e 1937. Deteve, como delegada do governo em Barcelona, as Jornadas de Maio de 1937 e sofreu um atentado.
Estudou Filosofia e Letras na Universidade de Barcelona. Em 1930 conheceu o anarco-sindicalista Germinal Esgleas Jaume, que foi seu parceiro sentimental até morrer em Toulouse em 1981. O casal teve três filhos: Vida, Germinal e Blanca.