Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Ensino autoritário ou solidário

21.03.08, uon
O problema da violência nas escolas deve-se ao facto de haver um grande autoritarismo por parte do ministério em primeiro lugar e por acrecento dos professores.
Está correcto um professor ter o direito de tirar o telemóvel ao aluno?
o professor tem esse "direito" por que é a lei que lhe dá, mas do ponto de vista ético o professor não tem esse direito por que o telemóvel é um instrumento pessoal e não pode ser retirado, por pode configurar um roubo.
Toda a gente da praça pública vem agora deitar as mãos à cabela por aluna ter resistido e ter tentando tirar o telemóvel das mãos da professora.
A professora teve uma atitude autoritária e houve falta de respeito pela aluna.
A professora podia ter tido uma atitude mais consentânea e pedir à aluna o telemóvel e depois dava-o no fim da aula. ou em última análise ter dito à aluno para se retirar da aula.
Todos os comentadores da nossa praça estão contra a aluna, por que desrespeitou as "normas" em vigor determinadas pelo Estado autoritário, que deve ser punida como tal. mas este argumento é mais uma determinação fácil, de quem não tem soluções para o problema.
Enquanto não mudarmos este Estado autoritário em que os fortes ditam as leis os fracos acatam as decisões. esta sociedade será sempre concebida para meia-dúzia.
Só um ensino libertário e solidário porá fim as situações autoritárias.

1 comentário

Comentar post