Morreu o companheiro Chico Martins
Notícia da imprensa oficial (CM)
O fundador do primeiro movimento marxista-leninista português, Francisco Martins Rodrigues, morreu esta terça-feira de madrugada, em Lisboa, com 81 anos.
O funeral do dirigente revolucionário realiza-se na próxima quinta-feira às 13h30 no Cemitério do Alto São João, onde o corpo será cremado.
Francisco Rodrigues Martins, foi membro do Comité Central do PCP, partido que abandonou no final de 1963, por não concordar com as posições pró-soviéticas de Álvaro Cunhal, fundando no ano seguinte o Comité Marxista-Leninista português.
Durante o período de 1965 até ao derrube do Estado Novo, em 1974, o dirigente marxista foi várias vezes preso pela PIDE.
O Chico como era tratado antes demais era um amigo que viveu e morreu fiel as suas convicções de comunista marxista.
Director da revista "Política Operária" que fundou com outros companheiros depois de ter saído do (PCR) Partido Comunista Reconstruido que ajudou a fundar em 1975.
Passou também pela (UDP) União Democratica Popular de que foi seu militante.
O Chico fora militante do PCP e esteve preso em Peniche do qual fugiu com Álvaro Cunhal, mas devido a divergências abandonou este partido.
Foram muitas as vezes que privei em reuniões/debates e sempre foi um companheiro sincero e revolucionário dentro das suas convicções.
Camarada Chico Martins a terra te seja leve, hoje tu amanhã nós.
Até sempre e a luta por uma sociedade melhor continua!!
(MD)