Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Nacionalismo ou Ibéria

19.05.08, uon

Os espanhóis estão muito mais evoluidos dos que os portugueses não só no salário minimo que também é baixo mas é muito maior que o nosso.

A única alternativa de ser-mos alguém neste mundo é juntar-nos a Espanha através de uma federação, mas cada povo autogovernava-se a si próprio e acabavam as guerras pela independência que os povos de Espanha mantém com o governo de Madrid.

Cada povo tinha a sua autonomia ou independência por direito próprio e havia uma interligação entre os povos da Peninsula e o resto da Europa ou  do Mundo.

O nosso passado nacionalista data dos tempos de Afonso Henriques e culminou com Salazar assim como o nacionalismo dos povos de Espanha passou também Franco está muito enraizado e esta situação tem ditado um afastamento entre os povos da Peninsula.

Pretender de volta Olivenza ao poder português não só não resolve o problema como também as raizes de Olivenza como fazendo parte do território português passado 200 anos estão perdidas e se calhar os próprios oliventinos não queriam regressar ao território nacional por razões económicas sociais  ou políticas.

Olivenza deve ficar como território de uma futura UNIÃO IBÉRICA e nunca regressar ao poder português.

Só a solidariedade entre povos da Peninsula pode resolver as nossas diferença e fazer uma uma região onde todas as componentes possam conviver e possam decidir por si e não outros decidirem por nós.

 

Comemtário retirado do (P) MG

 

O governo espanhol tem toda a razão: nunca tiveram tantas facilidades em Portugal. Pena que o inverso seja mentira. Ainda recentemente, no sul de Espanha, um grupo (mais de 100) de portugueses fomos proibidos de ouvir música portuguesa. O animador, português, estava proibido de por música não espanhola. Vejam a opinião de um português em Granada, a propósito dos catalães e nós: Ora bem, vivo em granada e realmente aqui nem mencionam portugal... desprezam-nos completamente. Eles em nada sao melhores q nós,n nos enganemos portugueses! Temos muitissimo mais potencial q esta gente.O nosso povo é muito mais educado,inteligente,simplesmente eles aqui sao muito mais activos,mais espertos!Têm uma arrogância parva mas q mal ou bem,é-lhes benefica pois fazem muita publicidade ao q nao têm,e sao capazes de vender o q n têm!! Falta-nos um pouco de esperteza e auto confiança!!! Sim,é verdade,os galegos gostam muito de nós.Sao ate capazes de defender mais o "nosso idioma" (o galaico-portugues) q nós proprios(q ate temos vergonha daquilo q somos). P nós,é benefico este grande problema social castelhano q agora esta a espoletar com cd vez mais intensidade...