Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Nepal: comunistas tomam o poder

30.05.08, uon

De facto a guerrilha maoista combateu nas montanhas do Nepal a ditadura monárquica semi-feudal do rei nepalês.
Ao fim de tantos anos em guerra a guerrilha comunista autoritária conseguiu tomar o poder pelo voto, destronando os partidos apoiantes da ditadura monárquica.
O próprio poder anterior tinha muitas contradições no próprio regime e enfrentamentos violentos e sanguinários que até um membro da família real matou o próprio rei anterior a este.
O regime feudalista estava a cair de podre e os maoistas era a força mais organizada  no Nepal e foi fácil tomar o poder depois de ganhar as montanhas.
O problema agora põe-se se este poder liderado pelos maoistas não vai ser mais sanguinário que antigo e não vai resolver os problemas das populações locais pobres que agora acreditam no Partido como vanguarda da classes exploradas e o próprio povo ter-se de levanta-se contra o regime maoista que aí vem.
O grande problema dos partidos comunistas é o seu autoritarismo e para manter o poder fazem o mesmo que qualquer partido de esquerda ou de direita clássica.
A única alternativa não é o partido, mas sim, as pessoas saberem organizar-se pela autogestão e por si próprias não precisando de partidos iluminados e de vanguardas operárias.