Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Refer quer encerrar a Linha do Tua?!

06.06.08, uon

Hoje mais um acidente na Linha do Tua.

Nesta linha  da responsabilidade da Refer  tem havido ultimamente vários acidentes, alguns com gravidade com mortos e feridos.

A linha já teve fechada uns tempos para manutenção devido a um acidentes com gravidade em consequencia de projecção de pedras do alto da montanha.

A Refer responsável pela sua manutenção esta a equacionar o fecho da mesma, mas devido a protestos das populações e  da Câmara Municipal de Mirandela a Refer foi obrigada a abri-la ao tráfego ferroviário.

Agora com mais este acidente a Refer  quer fechá-la definitivamente, ficando as populações da zona privadas deste meio de transporte para as suas vidas.

Este transporte é muito frequentado por turistas nacionais e estrangeiros que visitam a zona devido aos deslumbramento da paisagem natural.

Alguns leitores comentadores do "Público" denunciam que linha começou a dar problemas quando se começou a falar em fazer a Barragem do Tua, por que a linha é muito antiga e encontra-se aberta desde o sec. XIX e nunca tinha dado problemas e agora que estamos no sec. XXI, com mais conhecimentos e tecnologias  é que começou a acontecer os acidentes.

 

 

Comentário de leitor do (P) Bragança

Se se tivesse apostado seriamente na modernização da linha, na sua segurança e na melhoria dos horários, certamente esta teria outro impacto na vida das pessoas e não estaríamos nesta situação. Já para não falar do turismo, pois como sabemos esta é uma das mais belas linhas estreitas do mundo. mas o governo não quer nada disso. O seu plano sempre foi fechar, fechar e mais fechar. Este acidente é música para os ouvidos do governo que assim terá mais pretextos para os seus intentos. Oh bendita regionalização...

 

Leitor de Lisboa

 

Muito Convenientes estes acidentes, que curiosamente começaram a aumentar de intensidade depois do anuncio da barragem... Em 100 anos nunca houve acidentes desta gravidade na linha do Tua, foi preciso chegar-se ao seculo XXI para começarem a acontecer a um ritmo estonteante! cá para mim o problema não é da linha, é mesmo da REFER. A linha em si tem um potencial turistico enorme, é só uma questão de o publicitar adequadamente junto das agencias de viagens e dar lhes condiçoes para passeios lá. O eixo que serve também tem uma função social e la pq aquele comboio em si levava 6 pessoas nao quer dizer que não existam la comboios que levem bastantes mais... também sei de comboio da Linha de sintra que levam umas 15 pessoas... vamos fechar a linha de sintra

 

Leitor de Lisboa

 

Ja viajei nesta linha algumas vezes, por isso conheco a sua beleza. Na minha opiniao esta linha devia ser totalmente remodelada matendo a suas caracteristicas estreitas, trabalho que penso estar a ser feito, no entanto a seguranca das barreiras devia ser a prioridade seguinte. Depois, colocar esta linha nos roteiros turisticos internacionais, ter lugar destacado no web site regional, vender as estacoes para negocios, como cafes/restaurantes, pequenas lojas de produtos regionais, residenciais, etc. . Por fim tentar atrair o maximo possivel de turistas nacionais e estrangeiros. Penso que a construcao da barragenm devia ser a uma cota que permiti-se a manutencao da linha. Isto seria juntar o util ao agradavel e o impacto economico na regiao seria grande.