Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

O Trabalho Infantil

20.07.08, uon

A exploração da mão-de-obra infantil é um flagelo social que urge acabar e os patrões valem-se da idade das crianças para pagar menos salário do que um adulto.

Mas esta situação está intimamente ligada a exploração dos trabalhadores adultos que trabalham em empresas e não ganham o suficiente e necessitam de um ganho extra para fazer face á vida.

Então é aqui que entram em acção os filhos dos trabalhadores explorados que podem dar uma ajuda lá em casa, nas contas para pagar.
Se numa família com um agregado familiar de dois filhos mais o casal é difícil sobreviver com ordenado tipo SMN que é menos de 90 contos e suponhamos que os pais trabalham os dois os 180 contos deve render muito à tangente. e se a casa tiver hipotecada ao banco ou pagarem uma renda mensal de 60 + contos mais as contas normais fixas a ginastica financeira é muito grande.

Ora, numa família com poucos recursos económicos e sociais  é difícil manter os filhos a estudar com tais rendimentos.

A lei que está é muito exagerada e devia ser alterada para os 14 anos ou o Estado contribuir com ajudas suplementares às famílias que não podem dispor de mais um rendimento familiar a pretexto da "luta" contra o trabalho infantil, até aos 18 anos.