Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Alentejo a caminho do deserto

21.07.08, uon

Depois de desertificarem o Alentejo humanamente agora querem mata-lo aos poucos a sua paisagem.
O Alentejo sempre foi cobiçado por meia dúzia de senhores que se apoderaram de vastos hectares de terra para fazerem as coutadas para caça, para os senhores do antigo regime salazarista irem caçar e brindarem com uma peça de caça.

O Alentejo sempre foi palco de grande lutas campesinas pela melhoria dos nivél de vida e contra repressão salazarista e houve muitas greves apoiadas pela antiga CGT de operarios agricolas que foram fortemente reprimidas pela pelas forças da (de) ordem.

Com o 25 de Abril as terras foram ocupadas pelos trabalhadores agricolase apoiadas pelo COPCON e por muitos militares de Abril e fundaram cooperativas para poder cultivar as terras e poder arranjar trabalho na terra.

A reforma agrária era uma realidade, mas logo o PCP, partido mais representivo no alentejo tomou o controlo das UCP(s) e cooperativas e as coisas comecaram a andar para trás com a ajuda do 25 de Novembro e das leis anti-agrárias de Mário Soares e a famosa Lei Barreto foi o principio do fim da Reforma Agrária.

Por causa da reforma agrária boa ou má dois trabalhadores de nome Caravela e Casquinha  foram assassinados pela GNR, e o PCP nunca mais quis saber destes trabalhadores.

O que temos hoje um Alentejo entregue a meia dúzia de latifundiários que nada fazem e um deserto humano e paisagistico pronto a receber as areias do deserto.

Nem para os alentejanos nem para ninguèm.É isso que querem?