Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Agosto:melhor mês para esmagar sindicatos

09.08.08, uon
[Enviar e-mails de apoio para ericlee@labourstart .org]

Durante o mês de Agosto, um grande número dos nossos (em particular, os que vivem no hemisfério norte) estamos em férias. Muitos milhares dos nossos leitores apenas verão estA mensagem depois de férias. Se eu governasse um país e tivesse a intenção de esmagar o movimento sindical independente, seria realmente este mês que escolharia para fazê-lo.
A indignação no mundo será diminuta. É a época das férias!

Há cerca de dez dias o governo sul-coreano emitiu mandatos de captura contra dirigentes do movimento sindical deste país [ http://www.kctu. org/ ]. Entre as pessoas incriminadas figura o presidente, o vice-presidente e o secretário-geral da Confederação Coreana dos Sindicatos (KCTU) e dirigentes dos sindicatos nela filiados.

A vice-presidente da KCTU foi presa pela polícia e está agora detida na esquadra de polícia de Youngdeungpo. Os outros continuam em liberdade, mas a polícia cercou as sedes centrais dos sindicatos em Seoul.

O «crime» de que estes militantes são acusados é o seguinte: apelaram à greve no início de Julho. O governo sul-coreano, desafiando as normas universais dos direitos humanos ( convenções da OIT incluídas) decidiu que esta greve era ilegal.

A KCTU pede a cada um/a de vós de tome um pouco de seu tempo para enviar uma mensagem de protesto ao governo sul-coreano.

A LabourStart [rede de sindicatos independentes] lançou uma importante campanha na Internet > para fazer isso. Podem ir aqui e enviar o vosso protesto: http://www.labourst art.org/kctu

Há urgência e devemos mobilizar milhares de sindicalistas muito depressa. Eu confio que poderemos contar contigo!

Obrigado,
Eric Lee