Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Alemanha:Cadeia Lidl multada por vigiar trabalhadores

06.09.08, uon

(lusa)

 

A cadeia alemã de supermercados Lidl, com sucursais em Portugal e Espanha, vai ser multada em vários milhões de euros por espiar sistematicamente os seus empregados, escreve hoje o semanário alemão “Der Spiegel”.

A notícia revela que a cadeia de supermercados de baixos preços será multada ainda durante este mês pelas autoridades alemãs responsáveis pela protecção de dados e defesa da intimidade das pessoas.

As multas serão aplicadas por vigilância ilegal dos seus trabalhadores, através de empresas de detectives e câmaras de vídeo e por outras infracções à legislação de protecção de dados.

A punição afecta sucursais da Lidl em pelo menos oito Estados alemães, sobretudo na Baixa Saxónia e em outras regiões do Norte do país.

A revista sublinha que a Renânia do Norte-Westphalia aplicará oito multas contra a Lidl, cinco das quais por espiar empregados na sua vida privada, efectuar vídeovigilância ilegal e por guardar informações reservadas por longos períodos.

 

Comentário:

 

Neste tipo de empresas como o supermerdado Lidl onde tudo é moderno os trabalhadores sofrem as consequências dessa modernidade, são vigiados onde vivem o que fazem para onde vão por detectives privados, etc.

A exploração e repressão laboral é mais que muita e estas empresas tem medo quer os trabalhadores denunciem estes actos arbitrários, se sindicalizem e lutem por melhores condições de trabalho coisa que o patronato não deseja, e o Estado só no limite é que actua e quando já ninguém pode tapar o que toda a gente vê.

Não há nada melhor que os trabalhadores se sindicalizem, mas num sindicato que realmente os defenda e use a arma da solidariedade, fora disso é continuar na mesma.