Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Governo apresenta orçamento

15.10.08, uon

O governo apresentou ontem o Orçamento para o ano de 2009.

Depois de fazer esperar os jornalistas horas e esta manhã a mesma coisa, para ultimar questões de pomenor o ministro lá foi falando sobre as verbas que o governo resilveu atribuir a cada ministério.

Devido à provocada crise económica que atravessamos o governo resolveu dar primazia as questões económicas com aumentos aqui e ali e apoiar as empresas e as familias portuguesas e aparar o capital financeiro na sua agonia.

Quanto ao funcionalismo público terão um aumento de 3% para o ano de 2009, o que é insuficiente face aos constantes aumentos dos preços, dos juros bancários, que tem comido aos poucos os salários dos trabalhadores.

As empresas também serão contempladas com uns bons milhões de contos a fundo perdido o que vai encher os bolsos ainda mais de alguns patrões que podem mudar de mercedes ou comprar um porche ou um ferrari e fazer um chalet ainda maior.

As forças de segurança também contempladas com um aumento de verbas para fazer façe, a onda de criminalidade com diz o governo.

A defesa também vai ter um aumento de verbas para compra de material de guerra, e cumprir as suas obrigações com a NATO.

A educação como as escolas tem fechado e milhares de professores no desemprego  é natural que percam peso e sofram um revês nas verbas.

No trabalho o governo quer quanto antes aprovar o Código do Trabalho para que os patrões possam despedir e explorar ainda mais os trabalhadores e vai dar umas compensações muito pardas em impostos.

Enfim, este orçamento vai ter uma compenente eleitoralista por que o governo pretende a todo o curso ganhar as eleições no próximo ano e para isso vai dar uns chocolatinhos aos pobres para caçar os votos e uma componente de rigor na despesa, mas depois vamos ver os gastos sumptuários em matéria de gastos.

Como se prevê este governo vai-se arrastar no poder até cair de podrê.