Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

1º Maio:Manif contra investimentos do Barclays em armamento

27.05.14, uon

reino-unido-anarquistas-fecham-a-1.jpg

[No sábado, dia 3 de maio, um grupo de 25 anarquistas e outros anti-militaristas fecharam uma agência do banco Barclays, no centro da cidade de Cardiff, durante um protesto contra os investimentos do banco no comércio macabro de armamentos.]

Xs manifestantes formaram um Bloco Radical na marcha organizada por sindicatos no 1º de Maio, rompendo com a rota principal para agir contra o banco ao invés de ouvir discursos de lideranças sindicais no protesto organizado pelos sindicatos.

Umx anarquista local, membro do grupo “Pare a campanha Cymru-OTAN” disse: “Nós participamos da marcha do 1º de Maio para chamar a atenção para as lutas dxs trabalhadorxs ao redor do mundo contra a exploração e a repressão violenta que é exacerbada pelos produtores de armas aqui no Reino Unido.

Nós miramos no Barclays por ser o maior investidor na Exelis Inc., empresa relacionada à Corporação EDO que é culpada pela produção em massa de armas para vender para regimes opressores, agravando conflitos violentos e suprimindo protestos legítimos. Os investidores globais das Holdings Barclays no Reino Unido detém 5.059.591 ações na Exelis; a Barclays PLC detém 63.071 ações.

Nós adentramos a agência do banco após sairmos da marcha do 1º de Maio e nos recusamos a sair até causar impacto. Em meia-hora o gerente decidiu fechar o local, privando a empresa de uma ocupada tarde de lucros no sábado em função da ação direta. Enviamos nossa mensagem para o público através da colagem de cartazes e adesivos na frente do prédio que detalhavam a culpa da Barclay e deixavam uma mensagem clara para a empresa: “não iremos tolerar dinheiro das nossas comunidades sendo utilizado para financiar guerra”.

O protesto foi organizado pelo grupo anarquista “Pare a OTAN-Cymru” como parte de uma campanha em andamento para opor a futura conferência da OTAN em Newport, que irá ocorrer em setembro próximo.

Um membro do “Pare a OTAN-Cymru” acrescentou: “Nós nos opomos a todas as guerras entre nações e vemos a OTAN, braço armado do capitalismo ocidental, e as empresas que produzem armas como dois lados da mesma moeda. Ambas assassinam gente comum que são forçadas aos conflitos por suas condições e em situações como a da Ucrânia, onde duas forças imperialistas estão forçando suas vontades contra uma população inocente, sendo a OTAN um destes poderes”.

1) Mais infos sobre “Pare a OTAN-Cymru”:

www.network23.org/stopnatocymru

2) Mais infos sobre a oposição à conferência da OTAN em setembro:

www.radicalwales.org/2014/02/nato-in-newport-2014.html

3) Mais infos sobre a marcha do 1º de Maio:

www.facebook.com/events/564905746896026/?fref=ts

4) Mais infos sobre a Exelis Inc./EDO Corp.:

www.smashedo.org.uk

Anonymous

Tradução > Malobeo

Notícia relacionada:

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/03/22/reino-unido-anarquistas-bloqueiam-conferencia-da-otan/

agência de notícias anarquistas-ana