Inspecção do Trabalho:Faltam meios
Público
Mais de dez mil denúncias ficam sem resposta
A maioria dos pedidos de intervenção surgiu no sector da construção civil – mais de 1600. Seguiram-se os serviços e a indústria hoteleira.
A Inspecção-Geral do Trabalho dispõe de 286 inspectores, mas o quadro previsto é de 538 elementos.
A Federação Nacional dos Sindicatos da Construção Civil queixa-se que, para além da falta de resposta da inspecção, a morosidade faz com que em alguns casos as acções dos inspectores são feitas quando a obra já está concluída.
A Inspecção do Trabalho debate-se com falta de meios humanos para fiscalizar todas as empresas que têm problemas de segurança e os abusos para com os trabalhadores que são cometidos pelos patrões.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
comentário:
Mas, num regime democrático capitalista não se espera outra coisa, porque na realidade os organismos estatais protegem os patrões e outros parasitas mesmo que os trabalhadores tenham falta de segurança, estejam em precariedade laboral e sejam explorados até ao tutano o governo não faz nada por defende o capital e não trabalho.