Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Trabalho:Despedimentos colectivos aumentam mais 30 por cento

30.12.08, uon

Segundo a Direcção Geral do Emprego cerca de 30  por cento  mais em relação a 2007,  de  empresas recorreram ao expediente de despedimento colectivo, lançando mais alguns milhares de trabalhadores no desemprego.

Muitos patrões nacionais e internacionais a pretexto da crise estão a descartar milhares de trabalhadores das suas empresas umas em dificuldades económicas e outras não.

Durante anos os trabalhadores deram o melhor de si próprios e milhares de contos em lucro aos patrões, com baixos salários, contratos precários, horas extras não pagas sobrecarga de horários, tudo em nome dos superiores interesses da empresa e de um momento para o outro são confrontados com despedimentos colectivos e postos na rua.

Esta sempre foi um expediente patronal de lançar trabalhadores no desemprego, depois de terem explorado o trabalhador até ao tutano com uma exploração desenfreada indigna do dos sec. XIX.

É necessário que os trabalhadores tomem consciência de classe e voltem a lutar pelos seus dignos interesses para melhorar a sua vida económica e social e isso passa pela organização sindical revolucionária para fazer valer os seus direitos no trabalho.

Se há crise a mesma tem de ser para todos em igualdade de circunstâncias e não os patrões andarem montados em brutos automóveis topo de gama, enquanto os trabalhadores ganham um salário de miséria que mal dá para comer.