O TPI e os crimes guerra
O Tribunal Penal Internacional (TPI) que nasceu no seio da Europa para julgar crimes de guerra contra a humanidade pela mundo inteiro e deixou os Estados Unidos fora do seu âmbito de actuação.
A grande maioria dos crimes contra a humanidade nasceram de políticos e militares norte-americanos, por são eles que tem exportado as guerras para todo o mundo e auxiliado ditaduras a instalarem-se no poder em países de América Latina e em África e Ásia e também têm auxiliado muitos países democráticos da Europa que mais parecem ditaduras.
O TPI só encontra criminosos de guerra em Países de África como a Libéria e no Sudão, etc e na ex. Jugoslávia como é o caso da Bósnia.
O TPI também para completar o ramalhete em Haia podia começar por prender políticos que tiveram responsabilidade na guerra do Iraque.
Até Mário Soares diz que Durão Barroso é um homem do passado e não devia ser novamente presidente da Comissão Europeia porque faz parte de rol daquele grupo de políticos alguns já fora da carroça como é o caso de Bush e Blair e Aznar que que saíram de cena mas as responsabilidades pela destruição e morte no Iraque deixaram o rabo entalado na porta na celebre reunião nas Lajes.
O TPI também muito que explorar em Israel que é um fonte de assassinos que lançaram o genocídio na Palestina.
Se o TPI quer ser um Tribunal credível deve actuar contra estas pessoas.