Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Salvar a Islândia

28.05.09, uon

Junte-se a nós em 18 de julho para resistir à industrialização da última grande reserva selvagem e levar a ação direta contra a indústria pesada!

A Luta Até Agora

A campanha para defender a última grande reserva selvagem continua. Pelos últimos quatro anos, acampamentos de ação direta na Islândia durante o verão têm tarjado indústrias de fundição de alumínio, mega-represas e fábricas de energia geotérmica. Após a terrível destruição causada em Kárahnjúkar e Hengill, é hora de destruir o “plano mestre” que queria ver todos os grandes rios glaciais represados, todos os substanciais campos geotérmicos explorados e construir indústrias de fundição de alumínio, refinarias de petróleo e fábricas de silicone, assim como aumentar significantemente as emissões de gases do efeito estufa na Islândia.

A Situação Agora

Apesar do otimismo após a “revolução dos talheres”, onde protestos de rua em massa e ações diretas derrubaram o governo islandês e forçou a questão da indústria pesada para entrar de volta na agenda política, a batalha está longe de acabar. A queda no preço do alumínio no mercado global e a crise econômica mundial estão mostrando seus efeitos nos projetos da indústria pesada e companhias de alumínio na Islândia, freando muitos projetos de indústrias de fundição de alumínio, mega-barragens e fábricas de energia geotérmicas, ou até mesmo eliminando completamente estes planos. A maquinaria da indústria pesada está longe de ser derrotada, mas recentes insurreições mostraram o profundo impacto que o “Salvando a Islândia” tem tido sobre o panorama popular e político.

Mudanças Políticas

A recente eleição foi um golpe duro ao movimento ambientalista na Islândia, com os “verdes de esquerda” expulsando o ministro do meio-ambiente por não ser um ambientalista muito genuíno. Nós estamos enfrentando um governo fortemente pró-indústria pesada, que não pretende ser nem “verde” nem remotamente de esquerda. No topo disto, companhias nacionais de energia já começaram as negociações com outros tipos de indústria no Norte, onde alguns políticos tinham uma nova fábrica.

Anarquia na Islândia

Anos de trabalho realizados pela campanha “Salvando a Islândia” para introduzir as idéias de ação direta e anarquia na sociedade em geral, juntamente com uma população radicalizada após a queda do governo, resultou em um movimento constantemente crescente de ativistas radicais e anarquistas na Islândia. Durante os últimos meses, okupas por duas vezes levantaram um centro social e o defenderam do desalojo, o ativismo sem fronteiras está ficando cada vez mais forte, o Comidas Sim Bombas Não sai às ruas todas as semanas e ações como os quatro “ataques skyr” (onde iogurte verde é atirado sobre exposições, computadores) em dois meses colocaram na mira políticos e assassinos da natureza. Neste verão, o apoio mútuo entre a comunidade radical islandesa e o “Salvando a Islândia” promete uma mobilização bastante excitante e repleta de ações!

Alvos deste Verão

A fábrica de fundição de alumínio Helguvík, tarjada pelo “Salvando a Islândia” no verão passado com uma ação que parou a construção por um dia inteiro após 40 ativistas invadirem o lugar, ainda está sendo construída. As necessidades elétricas da fábrica sugerem mais oito novas usinas de geração de energia, onde ao menos sete delas serão geotérmicas da Península de Reykjanes, que a secará, e Hellisheiði - também tarjada pelo “Salvando a Islândia” no verão passado que viu uma escavação sendo parada, fazendo perder milhares de libras. Uma das usinas geotérmicas que abastecerá a fundidora Century poderá ser em Bitra, próxima a Hengill, onde uma campanha local no último inverno parou a construção. A oitava usina provavelmente será uma mega-represa no maravilhoso Rio Þjórsá. Se em algum momento houve um local de construção e “zonas testes de escavação” destruindo os frágeis e únicos ecossistemas, e vulneráveis à ação direta, este verão eles estão na Península Reykjanes, no sudoeste islandês.

Participe!

Venha para a Islândia no dia 18 de julho e se junte a nós para um verão de resistência e ação direta. Confira o www.savingceland.org para atualizações regulares e informações para se juntar a nós, ou nos envie um e-mail savingiceland@riseup.net para que a gente possa saber quando você estará chegando.

Apóie nossa luta com doações, traduções, ações de solidariedade e espalhando a mensagem. Salvando a Islândia!

E-mail: savingiceland [at] riseup.net Página da internet: www.savingiceland.org

Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana