Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Sangria no Estado

06.08.09, uon

Cerca de 17 mil funcionários do Estado vão reforma-se a partir de Setembro próximo, segundo revelou uma entidade oficial que gestiona as reformas dos funcionários público.

Esta autentica sangria de funcionários públicos deve-se a alteração da leis da reformas do Estado que este governo levou a efeito.

Anterior lei previa que um funcionário se reformasse aos 36 anos de serviço ou 60 de idade, com a reforma por inteiro.

Agora a idade de reforma aumentou para os 65 anos com uma penalização de de 4,5% por cada ano antes dos 65 anos de idade.

Os funcionários públicos quando entravam para o Estado sabiam de antemão que as coisas funcionavam desta maneira e funcionava como uma regalia social que qualquer trabalhador devia ter seja do público ou privado.

O governo alterou o sistema mas podia ter facultado uma outra fórmula facultativa de quem quisesse ficar mais tempo na função pública podia faze-lo não perdendo numa regalia, mas deixando a quem não quisesse o poder de sair reformado aos 36 anos de serviço.

O governo optou por castigar todos os funcionários com muitos anos ou poucos medindo todos pela mesma bitola o que foi injusto.

Numa altura em que o desemprego avança e os jovens não conseguem arranjar emprego manter este sistema só ajuda que o desemprego aumente os novos não trabalhem e os velhos tem de andar a cair de podres nos serviços.

Todos os trabalhadores sejam do público ou do privado deviam poder reforma-se aos 55 anos de idade com uma reforma digna desse nome, mas isso só quando os trabalhadores se unirem todos por esta e por outras reivindicações e por uma nova sociedade.