Três feridos em obra no Eixo-Norte/Sul
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=811686&div_id=291
Segundo notícia acima do Portugal Diário três operários da construção civil cairam de uma altura de 15 metros e ficaram feridos com alguma gravidade pelo que um deles num vaiduto em construção no Eixo-Norte/Sul em Lisboa, que dá acesso à Cril.
É norma geral acidentes de tipo na construção civil, em que a falta de segurança nas obras é por demais evidente e muitas vezes os trabalhadores ainda são apelidados de culpados porque não cumpriram as normas de segurança.
A entidade patronal recorre sempre a expedientes muitos pouco falaciosos e descartam-se de serem os culpados por falta de investimento nas obras em altura.
A Inspecção Geral do Trabalho entidade que fiscaliza este tipo de obras remete-se ao silêncio com a falta de meios humanos para verificar se as empresas cumprem todas as normas de segurança.
Todos os anos muitas dezenas de trabalhadores perdem a vida ou ficam incapacitados para o trabalho devido acidentes de trabalho.
As Comissões de Higiene e Segurança no Trabalho eleitos pelos trabalhadores é mais uma forma de promover uns quantos priviligiados e pura e simplesmente não funcionam por se remetem para a secretaria, em vez de andarem no terreno e nem todas as empresas existem.