Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

As ocupações servem para tomar o pulso ao sistema

29.05.12, uon

As ocupações de casas tiveram algum impacto no período após o 25 de Abril de 74, como muitas ocupações de casas, terras, etc que estavam desocupadas em bairros camarários que eram propriedade da câmara de Lisboa e em outra localidades e muita gente ocupou-as com o apoio dos militares.

Hoje em dia as coisas são diferentes, as únicas pessoas que ocupam casas nos bairros camarários, ou outras são os ciganos, mas são despejados logo a seguir pela policia municipal, denunciados pela vizinhança.

Hoje ocupar é mais um acto de valentia e serve para tomar o pulso ao próprio sistema que continua muito autoritário e represssivo por que eles querem conservar o tacho a todo o custo.

No caso das ocupações para fins culturais e activistas é igualmente o mesmo.

Mas para um projecto como o da es.co.la a ocupação serviu para mobilizar várias centenas pessoas, mas o sistema não quer coisas diferentes dos deles e por isso andaram a preparar o assalto final para pôr o pessoal na rua.

Agora para dar continuidade a melhor das soluções era encontrar um espaço cedido por um privado a titulo de empréstimo ou alugar um espaço para começar novamente.

Claro que falta o mais importante o dinheiro para pagar a renda... mas isso é como fazer um empresa, cooperativa ou associação, custa dinheiro.