Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LUTA ENTRE CLASSES

LUTA ENTRE CLASSES

8 de Março-Homens e mulheres a mesma luta

05.03.07, uon

Quando as operárias texteis se manifestaram e lutaram à mais de um século nos Estados Unidos, estavam a dar um passo em frente na sua dignificação laboral e social e lutar pelos seus direitos.

Hoje a mulher debate-se pelas mesmas causas, e pela sua emancipação social e laboral.

Hoje as condições socio-económicas são mais favoráveis, mas a vida na empresa é mais repressiva, porque as leis laborais são muito restritivas e a repressão e a precaridade de emprego é cada vez maior.

Acresce o facto, de os salários das mulheres serem menores que os dos homens nalguns sectores de actividade; serem despedidas por estarem grávidas, serem vitimas de assédio sexual por parte de chefes e patrões.

É um facto evidente que a mulher se aburguesou e crítica o homem com um certo machismo feminista, vota, quer o lugar do homem na câmara dos deputados,  é sindicalista quer ser ministra/chefe de governo ,quer ser chefe, patroa, aparece em capa de revista com pompa e circunstância, quer exercer a autoridade quando está em cargos de chefia sobre o homem e sobre a sua irma mulher.

Mas, esta pseudo-emancipação não tem nada ver, com a sua emancipação social de libertação da mulher e do homem por uma nova sociedade livre e igualitária.

A verdadeira emancipação social do homem e da mulher está por fazer, só quando lutarem juntos pelo mesmo objectivo:derrotar o capitalismo e exploração  e fazer  revolução social igualitária e anarquista.