8 de Março:Sindicato Discrimina homens e mulheres
A pretexto das comemorações do 8 de Março o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML/CGTP)marcou um plenário de trabalhadoras da Câmara para o Forúm Roma, em Lisboa. Acontece que apenas as mulheres foram convidadas a estar presentes e a ficarem dispensadas do serviço segundo se sopõe ao abrigo da Lei Sindical para irem à referida comemoração.
1-Esta iniciativa do STML é negativa porque apenas as mulheres podem assistir a comemoração, discriminando os trabalhadores homens. Numa altura em que os trabalhadores da Função Pública estão a ser vítimas do Governo/Sócrates/PS era necessário que homens e mulheres estivessem irmanados na mesma luta contra a retirada de benefícios e atrocidades contra os TFP.
2-Acresce o facto de todos os refeitórios estarem fechados? porque as trabalhadoras aderiram à comemoração para estarem presentes?
3-Como a esmagadora maioria dos trabalhadores e trabalhadores não vai aderir a estas comemorações, os trabalhadores/as vão ficar privados do almoço.
O sindicato podia ter agendado esta comemoração fora do horário de trabalho e sem discriminações face ao homem.
O sindicato em última análise podia ter marcado greve para este dia, por que além de se justificar era uma forma de comemoração muito mais realista, não voltando trabalhadores contra trabalhadores.