Trigo aumenta de preço
Os grandes produtores de trigo, estão a dar primazia a outras culturas que lhes dá mais rendimento como é o caso das forragens para o gado e a optar pelas pastagens para os animais.
Não é por acaso que estão a surgir no mercado mundial empresas do tipo Mc Donads que crescem como cogumelos e vivem da carne animal e fazem galopar as pastagens e o abate de árvores para o consumo artificial dos produtos de origem animal.
Os agricultores estão também a transformar as suas terras em cultivo de vinho, tabaco, plantas combustiveis , etc.
Com esta política na agricultura está a transforma-se num negócio altamente lucrativo e não para satisfazer as necessidades alimentares do mundo.
O preço do pão e dos produtos alimentares derivados do trigo têm subido exponencialmente e o resultado está a vista, a cotação do trigo está a subir, derivado da redução de terras com cultivo de trigo, faz crescer a procura e encarece o produto.
Enquanto uns vivem na abastança cerealífera e podem estragar em consumos exacerbado , outros em África não têm que comer e morrem de fome.
Outra das situações provocadas foi o abandono dos campos e a ida para a cidade desertificando as aldeias e os campos em troca da selva urbana e desregrada, a troco de uma pseuda melhoria de vida e a entrega dos campos aos grandes empresários agrícolas da qual todos agora dependemos.
Esta política tem também um sentimento capitalista do lucro fácil, mesmo que reduzido o que compromete o abastecimento de produtos cereais e faz provocar a fome nas populações que dela derivam.