A propósito do Encontro Libertário de Évora
Companheiros e companheiras
Esperamos que este encontro corra bem num espírito construtivo e solidário entre todos os participantes.
Os anarquistas em Portugal tem um património inigualável com participação em lutas sociais e politicas, desde greve gerais com especial ênfase para a greve geral de 1934 que marcou a luta do proletariado contra a ditadura de Salazar.
Também a greve geral de 1923 no tempo da 1ª República com muitos milhares de trabalhadores em greve contra o aumento do pão.
Temos também o jornal da antiga Confederação Geral do Trabalho (GGT) "A Batalha" que chegou a ser uma referencia do jornalismo operário e de classe na defesa dos direitos do trabalho.
Um marco muito importante foi também o atentado a Salazar protagonizado por Emídio Santana e outros companheiros que por pouca sorte não teve sucesso.
A luta contra o reformismo sindical (I.S.V.) ligado ao Partido Comunista.
Muitas outras lutas se podiam destacar protagonizadas pelos anarco-sindicalista e pelos anarquistas neste Portugal do antigamente.
Mais recentemente temos a manifestação de 25 de Abril de 2009 onde fomos severamente reprimidos pela polícia não havendo mortos por que não calhou.
Temos a luta contra a cimeira da Nato no mesmo ano também protagonizados por anarquistas e outros movimentos.
Portanto com este historial só temos um caminho para concertarmos estratégias que culminem com uma organização seja ela anarquista ou anarco-sindicalista e temos todos os ingredientes para o efeito.