Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Alemanha] Milhares de pessoas protestam em Berlim contra o partido de extrema-direita AfD

29.05.18, uon

alemanha-milhares-de-pessoas-protestam-em-berlim-1

 

Milhares de pessoas foram às ruas neste domingo (27/05) em Berlim contra manifestação do partido de extrema-direita Alternativa para Alemanha (AfD), crítico da política migratória de Merkel e da “islamização” do país.

Sob o lema “Chega de ódio”, os manifestantes antirracismo caminharam segurando cartazes com dizeres como “Fuck AfD”, “Parem a AfD”, “Minha voz contra a provocação” ou “Meu coração bate por diversidade”.

A AfD estimou o número de participantes da manifestação em cerca de 5 mil. O lema adotado pelos extremistas de direita para o protesto foi “Futuro para a Alemanha”, tendo como principal alvo a política de refugiados do governo da chanceler federal Angela Merkel.

Manifestantes vindos de vários estados portavam bandeiras nacionais e cartazes com os dizeres “O islã não faz parte da Europa”, entoando “Fora, Merkel!”.

Durante a marcha dos extremistas de direita, que partiu da estação de trem central e foi até o Portão de Brandemburgo, manifestantes contrários gritavam: “Fora nazistas!”. Cerca de 25 mil pessoas participaram dos protestos contra a AfD, estima a imprensa local.

Uma associação pró-refugiados, sindicatos e outros grupos convocaram um total de 13 protestos contra a AfD. Uma das organizadoras disse que o objetivo era mostrar que Berlim permanece “diversa, tolerante e aberta”.

Um dos protestos mais coloridos anti-AfD foi organizado por cerca de cem clubes da cena techno de Berlim, que usaram barcos e botes para navegar pelo rio Spree, no coração da cidade, e um comboio de cerca de 30 carros de som.

“A cultura dos clubes de Berlim é tudo o que os nazistas não são. Somos progressistas, queer, feministas, antirracistas, coloridos e temos unicórnios”, disseram em comunicado.

Dois mil policiais foram encarregados de garantir a segurança durante as manifestações neste domingo. De acordo com a imprensa local, houve confrontos entre manifestantes e forças de segurança num protesto contrário à AfD que partiu do bairro de Kreuzberg com direção a Mitte. Policiais usaram spray de pimenta para evitar que manifestantes rompessem barreiras entre diferentes aglomerações.

Fundado em 2013, o movimento AfD tornou-se na terceira maior força política da Alemanha e tem-se oposto à chegada de mais de um milhão de migrantes ao país.

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/12/07/alemanha-congresso-do-partido-de-extrema-direita-afd-e-marcado-por-confrontos-entre-policia-e-antifascistas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/12/02/alemanha-monumento-do-holocausto-e-construido-em-frente-a-casa-de-lider-da-extrema-direita/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/24/alemanha-milhares-protestam-em-colonia-contra-partido-de-extrema-direita-afd/

agência de notícias anarquistas-ana