Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

ANARQUISTAS ALEMÃES CONTRA HITLER

18.01.18, uon

 Pró-Organização Específica Anarquista (OEA)

A história da resistência anarquista alemã não é bem conhecida. Por isso tentarei fornecer sistematicamente uma orientação mínima dentro de um tema tão pouco estudado. Para começar, é necessário dizer algumas palavras sobre a história do movimento Anarquista na Alemanha. Max Nettlau (historiador e militante anarquista) identificou suas origens no “Círculo dos livres de Berlin”, que se formou em torno de 1848, onde também faziam parte Max Stirner, os irmãos Bauer entre outros. Na segunda metade do século XIX, gradualmente, toma forma um movimento anarquista que tem a ver com o partido socialdemocrata mais forte da Europa, o SPD (Sozialdemokratische Partei Deutschlands).

O pequeno movimento anarquista alemão está experimenta um ‘boom’ promissor, mas de curta duração nos anos posteriores a I Guerra Mundial, em muito devido ao antimilitarismo presente na população, exausta pelo conflito e suas pesadas consequências sociais.

1921-1944: The crushing of the FAUD by Hitler

Congresso da FAUD em 1922

A anarco-sindicalista FAUD (Freie Arbeiter Union Deutschlands – União Livre dos Trabalhadores Alemães), surge em 1919 das cinzas de uma organização sindicalista-revolucionária do pré-guerra, chegando a alcançar entre 1921 e 1922 a significativo número de 200.000 militantes, afirmando-se como a principal organização anarquista (mas não a única) da Alemanha. Ainda em 1923 se inicia uma fase de declínio que leva a FAUD já em meados de 1929 a contar com alguns poucos milhares de militantes. São sob estas condições que os anarquistas alemães começam a enfrentar a cada vez mais brutal e preocupante ascensão do Partido Nazista e de Adolf Hitler. Da mesma forma como a italiana, a resistência anarquista ao nazismo também é “longa”. De fato, se inicia alguns anos antes da ascensão e subida de Hitler ao poder, como contraposição ao partido (nazista) que por sua vez, buscava expandir-se além das fronteiras alemãs.

https://anarquismoam.wordpress.com/2017/08/14/anarquistas-alemaes-contra-hitler/