Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Anarquistas turcos desafiam governo com o 1º Maio proibido

30.04.14, uon

turquia-mesmo-com-proibicao-anar-5.jpg

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que não autorizará manifestações do Primeiro de Maio na praça Taksim, em Istambul, onde durante meses decorreram protestos contra o Governo.

“Aqueles que insistirem em celebrar o dia [na praça Taksim] estarão a dizer: ‘Estou pronto para confrontos’”, disse Erdogan, recentemente numa coletiva de imprensa.

“Desistam das vossas esperanças em Taksim. Não se envolvam numa luta com o Estado. Não perturbem a paz do nosso povo. O nosso povo não quer ver ruas onde prevaleçam as pedras e os cocktails molotov”, acrescentou.

Contudo, grupos anarquistas e de esquerda prometeram ignorar a proibição. Nos últimos dias, diversos agrupamentos anarquistas intensificaram nas ruas de Istambul a chamada para um Primeiro de Maio libertário, anticapitalista e antiautoritário na emblemática praça Taksim.

Em maio do ano passado, uma decisão no mesmo sentido das autoridades turcas motivou confrontos violentos entre a polícia e manifestantes, a que se seguiu uma onda de protestos antigovernamentais.

 

agência de notícias anarquistas-ana