Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Barreto quer os credores aos comunistas

02.11.15, uon

 

 António Barreto ministro da agricultura de Soares disse “A ter de ficar nas mãos de alguém, prefiro mil vezes os credores aos comunistas".

Barreto foi o responsável pela destruição da Reforma Agrária a seguir aos golpe de 25 de Novembro que vigorou no período áureo de 1974/1975 a seguir ao golpe de estado/revolução de 25 de Abril.

A lei Barreto como era conhecida foi produzida para devolver aos grandes proprietários de terra (latifundiários) as terras ocupadas pelos trabalhadores rurais alentejanos que se encontravam sem trabalho.

O 25 de Abril e o período seguinte deu origem que milhares de trabalhadores se unissem e se organizassem e ocupassem terras improdutivas e devolutas.

Esta revolução agrária surgida teve a solidariedade de muitos activistas nacionais e estrangeiros.

Os trabalhadores não foram capazes de segurar as terras por que a repressão principalmente da GNR era muita e inclusivamente até mataram dois trabalhadores em Montemor-Novo.

Como é evidente também houve alguns oportunismos por parte de partidos de esquerda (PCP) que se apoderaram autoritariamente das direcções das cooperativas e UCP(s) e claro a coisa começou a dar raia e foi isso que o governo queria.

Barreto ainda continua a ser o mesmo Barreto com as suas ideias de direita e por isso quer antes a Troika:FMI/CEE/BCE a um governo de esquerda:PS/PCP/BE.

O PCP social-democratizou-se assim como todos os partidos não se encontram com as ideias originais.