Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

[Espanha] Ante outro assassinato fascista: Solidariedade e Ação Antifascista

11.12.14, uon

espanha-ante-outro-assassinato-f-1

[Abaixo comunicado das Juventudes Libertárias de Málaga sobre o assassinato de “Jimmy” por um grupo de torcedores da facção Frente Atlético (torcida organizada declaradamente de extrema-direita) no entorno do estádio Vicente Calderón, em Madri, antes do jogo Atlético de Madri e Deportivo La Coruña, em 30 de novembro.]

Nós, Juventudes Libertárias de Málaga, queremos expressar nosso máximo repúdio ao assassinato de Francisco José Romero “Jimmy” no passado domingo, 30 de novembro, em Madri, nas mãos de fascistas da Frente Atlético, e mostrar todo nosso apoio a seus familiares, amigxs.

Entendemos este assassinato como mais uma atuação do fascismo espanhol que tão tranquilamente campeia por este estado. Negamos completamente que a ação tenha sido uma simples briga entre torcidas e afirmamos que o motivo deste assassinato foi uma questão puramente ideológica. Jimmy foi morto por um grupo de fascistas por ser antifascista e defender desde suas posições contrárias as discriminações racistas, xenófobas, homofóbicas e machistas dos grupos fascistas.

Denunciamos também a criminalização tanto de Jimmy como da torcida antifascista Riazor Blues à qual pertencia pelos meios de comunicação, que só reafirmam como são cúmplices dos interesses dos poderosos, sempre tão ligados aos grupos fascistas.

Custa acreditar, que seja uma mera coincidência que ante a morte de uma pessoa por um grupo de neonazistas a imprensa se concentre em caluniar com mentiras e com informações parciais a vítima e sua torcida de futebol em vez de falar do grupo de fascistas que o assassinou e que já tem às suas costas o assassinato de Aitor Zabaleta em 8 de outubro de 1998, além de um histórico interminável de agressões, e, em nenhum momento, nem mesmo divulgar a sua ideologia fascista.

Este assassinato é mais uma prova da impunidade do fascismo, uma impunidade que é bem compreendida quando vemos como os grupos fascistas só servem para manter as estruturas de poder e dominação do sistema capitalista em que vivemos com sua xenofobia, nacionalismo, machismo…

O fascismo é o último recurso da burguesia para manter os seus privilégios, e como tal o proverão e protegerão, como tem sido feito ao longo de sua existência.

Não discutimos o fascismo e o capitalismo, só podemos destruí-lo.

Por Jimmy e por todxs xs caídxs nas mãos do fascismo:

A melhor homenagem é continuar a luta!

Nem esquecer nem perdoar!

Juventudes Libertárias de Málaga

agência de notícias anarquistas-ana

http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/12/10/espanha-ante-outro-assassinato-fascista-solidariedade-e-acao-antifascista/