Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

[Espanha] Uma nova Federação Anarquista começa a caminhar

02.10.14, uon

[Espanha] Uma nova Federação Anarquista começa a caminhar

espanha-uma-nova-federacao-anarq-1No ano de 2013 nascia com o debate organizativo do anarquismo na Catalunha sobre a mesa, um debate que dado a explosão de lutas e o crescente surgimento de grupos libertários era mais que necessário. Este debate resultou em discussões e encontros de diferentes grupos em todo o território, e, em junho do mesmo uns trinta grupos, coletivos e espaços se juntavam ao redor de uma proposta concreta para conhecer-se em Can Masdeu em Barcelona, falar de sua atividade e das necessidades que derivavam de imediato a uma possível organização comum.

Vendo a necessidade de continuar o debate, uma parte dos grupos geraram uma comissão técnica, abrindo um processo de contribuição de propostas, já de início a um segundo encontro que se celebrou em novembro no Ateneu Libertário La Paquita de la Bisbal de l’Empordà. Neste encontro se acordaram os primeiros objetivos e mínimos consensos, com o sentimento geral de caminhar até uma federação que articule as relações entre coletivos libertários catalães. Também se acordou estabelecer o congresso fundacional da organização em junho de 2014. Se abria de novo um processo de debate interno para dar forma ao pacto associativo da futura organização, e paralelamente os grupos geravam uma publicação de debate interno onde é possível contribuir com textos e reflexões, com a intenção de ir conhecendo-se, e assim se materializava Clau de Volta, editada em maio de 2014.

O congresso celebrado em junho passado no CSA Can Sanpere de Premià de Mar, foi um êxito, e cerca de vinte grupos acordaram um pacto mínimo associativo com o qual a Federação tem que começar a andar. Os grupos acordaram uns princípios, meios e finalidades, assim como uma série de objetivos para a organização, dotando-se de uma estrutura para poder realizá-los. Como é normal, uma série de debates ficaram abertos e deverão acontecer em um futuro próximo. Não penses que este processo acabou, mas bem ao contrário, acaba de começar.

Publicamos esta breve noticia para informar a todo o mundo que possa estar interessado/a em saber como avança este processo organizativo à espera da ratificação no próximo Pleno do pacto associativo e de um comunicado público mais extenso. Convidamos a todos aqueles grupos ou coletivos que estejam interessados, a colocar-se em contato com o processo através do e-mail que facilitamos a continuação.

Aproveitamos também para dar um forte abraço solidário aos outros companheiros e companheiras que lutam, especialmente aqueles e aquelas que se encontram sofrendo a repressão estatal. Toda nossa solidariedade.

Federação Anarquista da Catalunha. Setembro de 2014.

federacioanarquista@riseup.net

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana