(IFA) Internacional Anarquista defende que “as pessoas devem poder deslocar-se e viver onde quiserem”
COMUNICADO INTERNACIONAL
OS REFUGIADOS SÃO BEM VINDOS
A Comissão de Relações da Internacional de Federações Anarquistas reunida em Liubliana (Eslovénia) nos passados dias 23 e 24 de Abril reafirma a sua solidariedade para com os refugiados e migrantes. Muitas das nossas federações (especialmente na Europa, incluindo o Mediterrâneo e os Balcãs) estão envolvidas em acções de solidariedade concretas, alojando pessoas, ajudando-as com cuidados médicos e nos procedimentos legais, desenvolvendo a autogestão e organizando manifestações.
Lutamos contra os activistas de extrema-direita que se estão a aproveitar desta situação para levarem a cabo actividades xenófobas. Opômo-nos aos Estados que fomentam o nacionalismo, levantando muros e fechando fronteiras, os mesmos Estados que apoiam o capitalismo global e a livre circulação de dinheiro ou os acordos comerciais que exploram as populações dentro das fronteiras nacionais.
Face a esta situação continuamos a lutar contra a ideia de fronteira e apoiamos a liberdade de movimento em geral. As pessoas devem poder deslocar-se e viverem onde quiserem.
Neste momento, os media estão centrados nos refugiados de guerra (Síria), mas sabemos que a migração, por diversas razões, vai continuar. As pessoas sempre se deslocaram para melhorarem a vida, seja para fugir de situações difíceis ou para melhorarem as suas condições de vida. Nós tentamos viver em conjunto e partilhar os recursos mundiais, fazendo frente aos Estados, ideologias e religiões que criam divisão e confrontação.
CRIFA
aqui: espanhol, inglês, francês