Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

Membro da AIT/SP concorre a eleições de estudantes

19.12.16, uon

LISTA L APRESENTA-SE À FCSH!

A FCSH está diferente, mas continua no mesmo sítio.
O que não falta por cá é movimento, pessoas a quererem fazer coisas, mas que se confrontam com uma série de entraves que as impedem de fazer o que queriam. Sabemos que este contexto, ainda que com a sua especificidade local, não nos atinge só a nós: todo o ensino superior público tem vindo a ser posto em causa pelas políticas seguidas nos últimos anos para a educação. Estudamos hoje em universidades que não ouve quem nelas estuda e onde a comunidade estudantil é o grupo que menos poder de decisão detém - enquanto bancos, empresas e multinacionais ganham cada vez mais margem de manobra para interferir nos nossos assuntos. A lista L opõe-se a esta conjuntura e compromete-se a assumir uma postura onde os interesses das e dos estudantes estejam primeiro.

A universidade é um espelho da sociedade em que está inserida e é por isso que, também aqui, as opressões se reproduzem; deve ser também aqui que as combatemos. A Lista L acredita que todas as pessoas devem viver em equidade e conforto, num mundo que se sustente a si próprio. Assumimo-nos como uma lista feminista, onde o patriarcado não entra. Somos intransigentes com o racismo e a xenofobia, que, com maior ou menor dissimulação, continuam a existir em força. Somos contra a transformação do conhecimento em mercadoria, que afasta da universidade quem tem menos dinheiro. Defendemos uma prática ambientalista, baseada em decisões comunitárias. Identificamo-nos como queer porque rejeitamos que qualquer orientação sexual ou identidade de género seja marginalizada. Em suma, a lista L reivindica um ensino democrático: inclusivo, autónomo e gratuito. Queremos um ensino Livre!

Mas nada disto se faz sem uma comunidade estudantil viva, em permanente efervescência, que discuta, questione e que se divirta; onde nos insurjamos colectivamente contra uma sociedade cada vez mais individualista e individualizada. A lista L quer trabalhar com todas e todos que se interessem em melhorar e dinamizar o nosso quotidiano fcshniano, quer sejam núcleos, colectivos ou pessoas não organizadas em qualquer grupo, pessoal não-docente e docente; organizamo- nos horizontalmente - negando uma hierarquia que discrimine contribuições e responsabilidades - e queremos que essa horizontalidade seja extensível a toda as alunas e alunos da faculdade. Porque, para nós, a Associação de Estudantes não é da lista que ganha, mas sim de toda a gente que por cá estuda.

As linhas gerais com que nos coseremos serão estas. Resta acrescentar que esta lista é intransigentemente apartidária, e que se compromete em apresentar total transparência financeira. Não temos um departamento para a política educativa, porque acreditamos que os princípios políticos devem ser transversais a qualquer departamento, estando assim presentes em todas as esferas da AEFCSH.

Concretizando:
-Posição intransigente contra o regime fundacional e fiscalização na sua (fatal!) aplicação;
-Defesa de medidas inclusivas para todos e todas as estudantes;
-Pressão para o recuo no aumento dos preços do prato social;
-Posição contra as propinas enquanto princípio e, dentro do contexto que temos hoje, pressão para que os valores não se agravem;
-Pressão para retirar os juros de mora no pagamento das propinas;
-Defesa de uma política de justiça climática, aplicável também nas actividades que acontecem na FCSH;
-Reivindicação de maior investimento para a investigação independente, que garanta uma maior autonomia a quem recebe bolsa, bem como uma situação profissional menos precária;
-Realização de assembleias abertas de estudantes todos os meses para discutir atividades e contas da AE: queremos prestar contas!;
-Pressão para a existência de maior oferta de unidades curriculares, que isto de termos 20 opções e de só abrirem 3 ou 4 não dá com nada!

Dia 5 dá uma Lambada na estagnação, vota L!

https://www.facebook.com/PlomiRhani?hc_ref=PAGES_TIMELINE&fref=nf