Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

O "Podemos" e nós

23.07.14, uon

O partido "Podemos" lista que obteve cinco mandatos no Parlamento Europeu e 1,2 milhões de votos, quase 8% a nível nacional nasceu do movimento 15M e nas ruas de muitas cidades espanholas.

Se este movimento "assembleário" não se estragar tem todas as condições para singrar e ser uma alternativa politica em Espanha.

Dantes os sindicatos anarco-sindicalista tinham a preferência para uma alternativa politica e sindicalista e uma nova forma de organização das pessoas se autogorvernarem e autogerirem por sí próprias sem necessidade de chefes.

Hoje essas premissas continuam, mas o poder politico dos partidos assumiu essa característica de ser alternância e não alternativa e os votantes foram na onda e hoje estão a ser (des) governados por uma elite politica corrupta e repressiva.

Em Portugal também houve e até comecou primeiro um grande movimento de massas que comecou no 12 Março com a manifestação e no 15 Setembro, mas teve tanta projecção eo movimento foi sendo controlado pelos partidos de extrema esquerda/esquerda.

Ainda houve o movimento dos Indignados que tentou fazer o que o Podemos fez em Espanha com assembleias populares que (não) tiveram algum eco, mas ninguém se lembrou de avançar para um partido tipo Podemos.

O movimento dos Indignados era mais autogestionário e não político.