Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

PERU.ANDES LIBERTÁRIO

13.05.14, uon

peru-documentario-andes-libertar-1.jpg

Apresentação:

Em 1905, na primeira celebração popular do Primeiro de Maio no Peru, Manuel González Prada fez o seu discurso: “O Intelectual e o Trabalhador”, acompanhado pelo discurso do trabalhador anarquista Manuel Caracciolo Lévano: “Os sindicatos de Trabalhadores no Peru e o que deveriam ser”. Esta celebração representou simbolicamente a união entre intelectuais radicais convertidos ao anarquismo e o nascente movimento operário que também aderiu a essa ideologia e a utilizou​​como arma de reivindicação social.

Os anarquistas serão os primeiros a usar a ação direta, o sindicalismo revolucionário e a solidariedade de classe para as suas reivindicações, entre as quais se destaca a luta pelas 8 horas de trabalho para todos os trabalhadores no Peru em 1919. Até o final de 1920, o anarquismo é a principal ideologia revolucionária no Peru, penetrando até mesmo no campo que será a origem de várias insurreições.

Este documentário, que traça a história do anarquismo no Peru desde os seus primórdios até o presente, é uma humilde homenagem a todos aqueles libertários propositadamente esquecidos pela história oficial e para quem hoje, sob a crescente popularidade e importância do anarquismo ao redor do mundo, levanta a bandeira vermelha e negra pela igualdade, justiça e liberdade.

“Andes Libertarios: El Anarquismo en el Perú”

Diretor: Renzo Forero

59 min.

http://www.youtube.com/watch?v=iXWS9J0yV5I

Para contatos escreva para rzo@riseup.net.

agência de notícias anarquistas-ana