Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LIBERDADE E BEM ESTAR

LIBERDADE E BEM ESTAR

‎Tories‬ anunciaram hoje novas medidas que vão dificultar a organização de greves no Reino Unido

17.07.15, uon

- Uma greve só pode realizar-se após uma votação de pelo menos 50% dos membros do sindicato que a convoca. Nos serviços públicos essenciais, como a saúde, educação, bombeiros, transportes, segurança de fronteiras e energia é necessário o apoio de pelo menos 40% dos sindicalizados.

Uma greve só deve ser convocada se os afiliados estiverem de acordo.

Em Portugal, muitas vezes as direcções sindicais  da CGTP/UGT convocam greves e a grande maioria dos sócios não está vocacionado para a apoiar e banalizando a greve e não contribuindo para resolução dos problemas dos trabalhadores.

- Os sindicatos devem informar a direcção das empresas da decisão de fazer greve 14 dias antes e autorizar a contratação de pessoal para substituir os grevistas.
- Todos os piquetes de greve têm um tecto máximo de seis pessoas. Caso estejam mais presentes correm o risco de ser presas, pois segundo o documento é "intimidatório" para os trabalhadores que decidam trabalhar.

Como é evidente que os 14 dias é muito tempo.

Deve haver liberdade sindical para convocar uma greve  e um mínimo de 3 dias para informar a empresa e não pode haver substituição de grevistas por outros.

Quanto aos piquetes de greve também deve haver liberdade de participar ou não.